quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Pai

Ser pai começa antes mesmo do bebé nascer. A idealização do bebé que precede o seu nascimento e todos os comportamentos de proximidade e envolvimento com a gestante, quando ocorrem desde o princípio da gravidez, promovem e facilitam a vinculação do pai ao seu filho.
Actualmente, os homens acompanham todo o processo, desde o resultado do teste até ao parto, o que desencadeia no homem uma consciência mais afinada do que é ser pai aproximando-o precocemente do seu filho.
Acontecem quadros surpreendentes com os pais a abraçar os seus bebés, verdadeiramente enternecidos e extasiados; imagens a que nos habituámos a ver nas mulheres!
Ainda que todos estes sinais do tempo se manifestem, os homens sentem-se por vezes injustiçados quanto à vivência do papel de pai; pois a expectativa dos outros é de que seja o sustento da família, assim como cuidar da mulher, quando na realidade ele sente-se pai e quer viver essa experiência, pode confrontar-se com o sentimento de que está subserviente face à mulher, e que está em segundo plano face à vivência da maternidade, podendo retirar-se excluindo-se da sua própria vivência da Paternidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário