sábado, 14 de fevereiro de 2009

Fajã - Caldeira Santo Cristo



Caldeira Santo Cristo
Esta fajã, é na minha opinião uma das mais bonitas e sem duvida a mais famosa fajã da ilha de São Jorge. Foi 1984 classificada como Reserva Natural, pelo Governo Regional dos Açores, especialmente por causa da existência de amêijoas na sua lagoa.
Mais tarde foi classificada como sítio de importância internacional ao abrigo da Convenção de RAMSAR, relativa às Zonas Húmidas de Importância Internacional como Habitat de Aves Aquáticas, graças à sua lagoa.
A bela ermida, desta fajã, cujo Patrono é o Senhor Santo Cristo, é um local de culto onde vão devotos de toda a ilha. Vão para o pagamento de promessas e pedidos de graças. A festa do Padroeiro da ermida é no primeiro Domingo de Setembro.
A população da ilha, muitos turistas e surfistas deslocam-se até aqui, tanto pelo caminho da fajã dos Cubres, como pelo atalho da Caldeira de Cima que começa a grande altitude, na Serra do Topo e tem vistas de cortar a respiração.
Esta fajá é um dos locais mais recônditos da ilha de São Jorge e graças à ondulação aqui existente e ao extraordinário envolvimento paisagístico, a Fajã de Santo Cristo é considerada um santuário do Bodyboard e Surf, sendo procurada por praticantes da modalidade vindos de todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário