quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Musicoterapia - A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA DURANTE A GRAVIDEZ


O que é Musicoterapia?
A Musicoterapia é uma ciência paramédica que utiliza a música e os seus elementos (Som, Ritmo, Melodia, Harmonia) através do canto, movimentos, expressão corporal,dança, etc., a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas; e, desenvolver potenciais e/ou restaurar funções de
optimização intra e/ou interpessoal, melhor qualidade de vida, através da prevenção, reabilitação ou tratamento (Federação Mundial de Musicoterapia, 1996).

A música e o som afectam a atividade muscular, a respiração, a tensão arterial e o metabolismo, e desempenham função de apoio ao processo de mudança dos indivíduos.
A música começa a ser usada durante a gravidez, para aumentar a proximidade entre mãe e filho, tranqüilizar e ajudar a manter uma gravidez muito mais saudável.
A música , usada durante a gestação, permite a troca de elementos emocionais entre mãe e bebê . Isto contribui para o bem estar de ambos, e também ajuda no desenvolvimento físico e mental do feto.
A natureza é perfeita : Os sons externos começam a ser ouvidos pelos bebés a partir da 16.ª semana. A audição é o primeiro sentido a despertar. A partir da 20.ª semana começa a reagir aos sons e na 25.ª já reconhece as diferenças entre eles.
O uso da música na gestação possibilita uma relação mais positiva da futura mamãe com sua imagem corporal, uma melhor aceitação e vivência da gestação, um contato mais intenso com o feto e um parto mais tranqüilo.
O uso da música no trabalho de parto e parto, diminui a percepção das contrações, acalma ... A frequencia cardiaca diminui, o pulso , a pressão sanguinea e o Tônus muscular também.

O que ouvir?
A criança começa a aprender ainda no útero da mãe, e então , procure músicas que realmente lhe toque, lhe traga sentimentos. Tem que haver harmonia , tem que ter troca de sentimentos entre pais e bébe. Escolha musicas instrumentais, com sons da natureza ou clássicas... Logo que não sejam demasiado agressivas qualquer aposta é valida... aos poucos vai perceber também as preferencias do seu bébe.

1 comentário:

  1. Olá, meu nome é Cláudia Cavalcante, sou professora de música na UESB - Vitória da Conquista -Ba. Primeiro parabéns pelo texto que veio bem esclarecedor. Tenho experiências com minhas filhas que cresceram equilibradas, calmas e com um amor imenso pela música. Ouviram música erudita todo o tempo enquanto estavam na barriga e fora dela. É uma responsabilidade muito grande termos filhos e mais ainda o que vamos colocar pra eles ouvirem. Com certeza o tipo de música que o bebê ouve pode determinar que tipo de caráter ele vai ter quando adulto. Um abraço!

    ResponderEliminar